18/04/09

Seminário de S.José : Primeira pedra colocada há 82 anos

Corria o ano de 1927 , neste dia 18 de Abril , altura em que foi colocada a primeira pedra para a construção do Seminário de São José. Debaixo dela , foram depositadas algumas moedas da época , seguindo-se desta forma o ritual usado na construção dos templos antigos.

Este que chegou a ser o Seminário Maior da Diocese de Portalegre-C.Branco , deixou de ter seminaristas desde o final dos anos 90. O edificio acolhe actualmente grupos de católicos e , inclusivé , alguns provenientes do estrangeiro , por altura de peregrinação a Fátima.
.
.
"Em 1929 é inaugurado na então aldeia de Alcains um espaço de formação eclesiástica que resulta do gesto benemérito de uma família da terra, abastada mas sem descendentes directos. São precisos 600 quilos de pólvora para terraplanar o cimo do antigo Cabeço do Joaninho, adquirido por José Pereira Monteiro para erguer a obra que fica em 800 contos. Dez anos depois é inaugurada a Capela de S. José. O edifício de rés-do-chão e primeiro piso, com capacidade para acolher 120 alunos, tem 15 metros de largura por 75 de comprimento. É ampliado em 1959 passando a ter um pavilhão desportivo."
in Reconquista