20/04/09

E Alcains e vê-los passar ...

Esta é outra situação que não consigo compreender. Já há perto de 20 anos que tal acontece , sem que haja uma solução para resolver tal problema. Durante a década de 80 ( porque terá sido ? ) , a vila teve uma excelente oferta de serviços por parte da Rede Expresso e de outra empresa da região. Obviamente que , e é bom frisar , tal oferta estava acima da procura que a vila necessitava , o que se reflectia por vezes num desvio até ao centro de Alcains  , em vão . "Esse : por vezes " foi-se acumulando , e a decisão foi a de excluir a Vila automáticamente do mapa da rede , sem que se tivesse pelo menos pensado em reduzir ( isso sim! ) a oferta de horários . Não seria esta uma decisão mais sensata ?
.
.
Há um numero de passageiros suficiente de/para Alcains ( há muitos relatos que o confirmam ), o que justifica que a Vila regresse ao mapa da Rede , com horários pré-definidos, pelo menos.
Deixo em cima um pequeno itenerário e uma possivél paragem ( na Av. 12 de Novembro ) . Um trajecto no total de 3Kms ( entrada + saída ) , já dentro do perímetro urbano da Vila ( é o minimo que se exige )
Lamento que um concelho com 1440km2 de área , tenha apenas a sua sede no mapa da referida empresa . Não compreendo como é que a cidade dispõe de 2 paragens distanciadas entre si ( em linha recta ) cerca de 850m - penso ser caso único a nivél nacional-.
Por fim , penso que a CM de C.Branco deverá ter em atenção ( e estudar ) este pormenor relativamente à Vila de Alcains.