12/04/09

Há Páscoa entre nós

Estamos no Domingo de Páscoa. É tempo de vida , de renovação , de reencontros , de Paz . Por esta altura há em nós em sentimento de esperança e fé em melhores dias.
Muitos portugueses deslocam-se à sua Terra Natal para visitarem as suas famílias e manter a tradição. Outros , aproveitam este período de mini-férias para viajar e conhecer um pouco mais deste nosso país à beira-mar plantado.
.
A Vila tem ,como muitas outras localidades , a visita de “ forasteiros ” que procuram saber e conhecer a história , os usos e costumes , provar os sabores e respirar o puro ar.
Muitos de nós ( alcainenses ) já nos deparámos com a admiração de inúmeros visitantes aquando do seu primeiro contacto com a Vila. Normalmente , a reacção é a de algo inesperado ( pela positiva ) ; Alcains é quase sempre “ imaginada ” como sendo uma pequena aldeia do concelho de C. Branco. Eu pergunto : a promoção da Vila , a nível turístico e sócio-económico , estará a ser feita de uma forma adequada ? Ou será que o facto de ela pertencer a um concelho em que a cidade-sede é simultaneamente capital de distrito e de província , a limita neste parâmetro ( promoção ) relativamente a aqueles pontos fundamentais de desenvolvimento ?
.
Penso que um bom ponto de partida para uma Alcains mais conhecida e divulgada, seria a Vila possuir uma voz própria , por outras palavras , um meio de comunicação social aqui sediado. Há cerca de 20 anos surgiu uma emissora de rádio local; sinto pena que o montante para a compra de um alvará não tivesse sido alcançado. Sinto igualmente pena por não haver um jornal regional ( de peso ) com sede na Vila . Para quando o surgimento de um “ António Paulouro ” em Alcains ?
Por fim, lamento que não haja uma página online dedicada e realizada a partir desta localidade ; a sua informação , as suas imagens , um fórum para debate dos principais assuntos locais ( extremamente importante este ponto ) e , porque não , uma Webcam num ponto estratégico , com transmissão em tempo real . Levar o nome e a imagem de Alcains , o mais longe possível e a mais gente , é essencial para uma melhor e maior promoção. Há que ter a consciência de que a Vila não poderá eternamente andar “ a reboque ” de uma cidade que é sede de freguesia , sede de concelho , capital de distrito e capital de província e que ambiciona , de uma forma constante e legitima , ser uma cidade de referência em termos de desenvolvimento
.
Os Alcainenses não podem cair no erro de pensar que “concretizados projectos com muitos anos de atraso , tudo está resolvido e pouco mais há para fazer ".
.
Uma Santa e Feliz Páscoa para todos.