16/05/09

Lembram-se do das 23:30h ?

Para finalizar esta minha abordagem referente ao serviço de transportes de passageiros na Vila de Alcains , refiro-me hoje ao serviço transportes urbanos que serve unicamente a cidade de Castelo Branco. É de lamentar que esta e a Vila , estejam "de costas voltadas"a partir das 19:00h durante os dias úteis , sendo que aos fins de semana e feriados não haja qualquer ligação entre ambas. O argumento junto dos responsáveis de tais serviços será sempre o mesmo , ou seja , falta de passageiros sendo que a opção mais lógica será , obviamente , a redução do número de hórarios.
.
Muitos lembrar-se-ão do último autocarro que saía da cidade com destino à Vila , cerca de 23:30 ... já lá vão perto de 20 anos , e ia sempre bem composto. Eu pergunto : não haverá realmente passageiros com destino a Alcains logo após as 19:00h ? Porquê estipular esta hora como sendo a de encerramento dos serviços ? Numa altura em que cada vez mais se apela ao uso de transportes públicos , nomedamente nos centros urbanos e para quem se dirige para os mesmos , os alcainenses terão que recorrer ao uso da sua viatura - se a tiverem , logicamente - logo após as 19:00h.

Já para não falar do assunto que abordei há umas semanas atrás referente à necessidade urgente de uma paragem Expresso na Vila , sendo que muitos alcainenses ( e não só ) são quase diariamente confrontados com uma prévia coordenação de hórarios - com custos , é de realçar este aspecto- antes de efectuarem uma viagem para o Sul , ou para o Norte , passando minutos antes/depois da sua partida/chegada , a escassos metros da nossa Vila , coordenação essa tendo em conta , obviamente , a oferta disponivel de ligações entre os duas maiores localidades do concelho albicastrense. 





Porque não se cria uma ou duas ligações entre a Alcains e a cidade , em periodo nocturno , usando mini-autocarros ? Porque não há ligações aos fins-de-semana e feriados entre ambas ? Porque não há uma sensibilização junto da população para que o uso de transportes urbanos seja mais frequente ? Porque não se opta por um sistema de zonas e cartão magnetico -recarragavel com viagens - que permita a quem se desloca daVila para a cidade tenha a possibilidade de usar mais que uma linha urbana ? Porque não se cria , por exemplo , uma ligação Alcains - Castelo Branco - Cebolais/Retaxo  , em ultimo caso , para um incremento ainda maior do número de passageiros?

O maior número de utentes nas viagens entre C.Branco - Covilhã , não têm origem/destino em Alcains ? Os dados não apontam para isso ?
Dá ideia que há um " recolher obrigatório " - passo o termo - a partir das 19:00h em Alcains ...