27/05/09

Oferta de transportes públicos em Alcains

Em complemento à votação que ao longo destes últimos dias decorreu neste blogue , deixo o gráfico referente ao número de votos relativamente a cada uma das opções dadas e a sua respectiva percentagem.

Numero de Votos : 32

Opção 
Boa          =    1 voto   ~   3 %
Razoável =  11 votos ~ 34 %
Mediocre=  14 votos ~ 43 %
Má            =   6 votos  ~ 18 %

É minha opinião de que algo não está a funcionar correctamente nesta vertente no que concerne à vila de Alcains , opinião esta formada préviamente ao lançamento desta votação/inquérito , e que os resultados vieram comprovar. 
Uma boa oferta de transportes públicos é , no meu entender , uma das alavancas fundamentais para um bom desenvolvimento local e regional. Os alcainenses estão , na sua maioria , insatisfeitos com a oferta que lhes é concedida . 

Uma Estação da CP Alcains ( um erro histórico a sua localização , na minha opinão )  longe da vila o que impede uma maior utilização dos comboios por parte dos alcainenses , sendo este o único meio de transporte com ligação a Lisboa e Porto a partir da vila , sublinhe-se este aspecto importante.


Ter uma empresa de Autocarros Expresso que ignora claramente a vila de Alcains - porque razão ? O argumento é muito pobre , meus amigos ,  ou seja , o da falta de passageiros com origem/destino Alcains . Não foram já efectuados vários abaixo-assinados para a criação de uma paragem na localidade ?  O concelho de Castelo Branco é o 3º maior em àrea do nosso país com 1440 Km2  de área ; no entanto continua a dispôr ( há vários anos ) de 2 paragens na cidade - Terminal e " Tilias " - , distanciadas entre si cerca de , e linha recta , 850 m. Não conheço mais nenhuma cidade a nivel nacional nesta situação...



Finalmente a velha questão dos horários ( e redução do número dos mesmos )  dos autocarros que fazem a ligação entre Alcains e C.Branco e o não alargamento da rede urbana da cidade , pelo menos a Alcains , em periodo nocturno.  Aos fins de semana e feriados por e simplesmente uma ausência de serviços . Eu pergunto novamente : no trajecto Castelo Branco - Covilhã - Castelo Branco - o número de passageiros provenientes de Alcains e aqui com destino , não é o mais elevado ? Basta verificar numa dessas ligações a quantidade de utentes que entram e saem  
na nossa Vila.

Acho que , pelo menos neste último ponto , a CM de Castelo Branco deveria intervir e tentar encontrar uma solução que satisfizesse esta necessidade premente da Vila .



Para finalizar , reforço a ideia de que por parte dos responsáveis locais deveria haver neste campo , um maior empenho e intervenção. Já referi , por mais do que uma ocasião ,  de que estou muito satisfeito com o trabalho realizado com o actual executivo camarário para com a Vila. 
No entanto , e neste aspecto que aqui abordei , repito , deverá haver uma melhor atenção por parte da CM de Castelo Branco com o intuito de resolver este problema que atinge a vila há cerca de 20 anos ( Expressos e Rede Urbana de Trasportes ).  Alcains terá que , aos pouco  , deixar de " andar a reboque da cidade " na esmagadora maioria dos assunto e nada melhor que começar por esta questão como esta , ou seja , uma menor depêndecia dos transportes públicos.