01/06/09

Alcains ? Onde fica ??

Por vezes penso se sou um sonhador quando situo a minha terra entre as que fazem parte de um rol de localidades que se destacam por um aspecto impar . Será que a conheço realmente bem , ao ponto de assim a classificar ? Vem isto a propósito do tema que lanço a votação e que incide sobre a promoção e divulgação que a Vila tem em Portugal . O resultado desse trabalho , tem realmente sido positivo , ou faltará algo para que Alcains seja mais conhecida por este país fora ?

"Alcains é uma localidade impar "

São inúmeros os relatos de portugueses que , quando visitam a Vila pela primeira vez , ficam surpreendidos com a sua dimensão , já que a imaginavam como sendo uma pequena aldeia do concelho de Castelo Branco. Não é de hoje , mas sim de há décadas que episódio é recorrente . Certamente que muitos alcainenses ficarão orgulhosos perante a agradável surpresa por parte dos visitantes para com a nossa vila . Eu mesmo o sinto , confesso , mas não haverá aqui também um aspecto negativo perante este cenário ? Será que esta ignorância dos forasteiros é por sua culpa própria , ou esta não estará essencialmente no nosso lado ?

" Orgulho em ser alcainense "

Alcains pertence ao 3º maior concelho em área de Portugal - não me canso que focar este aspecto importante - ; a sua sede de concelho é simultaneamente cidade , sede de uma única freguesia urbana , sede de distrito e de província. Luta cada vez mais e de uma forma legitima em se afirmar a nivel nacional , como uma cidade de média dimensão e com uma boa qualidade de vida para os seus habitantes . Mas perante isto , a vila de Alcains - e atendendo também ao facto da extensão em área do concelho e de esta ser " mais uma freguesia " - não perderá em termos de divulgação e promoção que originam , no meu entender , a uma falta de investimento público e privado por parte de potenciais investidores de outros pontos do país ? Este é , na minha opinião , um aspecto negativo da falta de promoção da nossa vila .
Apesar disto , é interessante notar que , e mesmo com o notório abrandamento no seu crescimento populacional , industrial , e sócio-económico nas últimas décadas , Alcains continua a ser um caso impar a nivel nacional no que respeita a freguesias ditas rurais pertencentes a concelhos em que a sua sede tem os mesmo estatutos de Castelo Branco . A nossa vila é uma das maiores de Portugal , a maior entre as não sede de concelho no interior do país - há que ter em conta também este pormenor , bem como o de uma vila não sede de concelho estar situada no interior é consideravelmente diferente do que estar quer no litoral , quer na Área Metropolitana de Lisboa ou do Porto.

" Uma das maiores vilas de Portugal "

Há uns anos , as visitas do General Ramalho Eanes à sua terra natal , lá iam dando a visibilidade a Alcains, com os resultados que ainda hoje , e felizmente , prevalecem . Há igualmente as famosas marcas Dielmar e Lusitana que , de uma forma mais timida , levam o nome da nossa vila mais longe. Depois , há o queijo que , por muitas vezes é identificado como sendo de " C.Branco " , sendo produzido maioritariamente em Alcains e que , por vezes surge graças ao bairrismo de alguns , com o seu verdadeiro nome de origem. Há ainda uma ou outra associação que faz vincar a sua naturalidade , bem como os filhos da terra migrados por este país fora.

Para finalizar , deixo um exemplo de como somos vistos " lá fora " na esmagadora maioria das vezes . Cliquem aqui . Comprovem o estatudo da localidade que receberá o East Festival ; é meu desejo que este seja uma das primeiras rampas de lançamento , nomeadamente junto dos jovens , para que Alcains surja no mapa e se afirme definitivamnte como umas das localidades impares deste país.

Cito apenas um excerto da 1ª frase : " O local escolhido foi o estadio de futebol de Alcains , por ser uma pequena aldeia , próxima de Castelo Branco ... "

" Imaginada por muitos como sendo uma pequena aldeia do concelho "