30/06/09

Alcains : Um curso em mãos

Já há imenso tempo que ouço falar na criação na vila de Alcains , de um pólo do ensino superior ( seja privado , seja público ) . Nada de oficial foi anunciado até hoje ; porém , os rumores continuam . Haverá algo na forja ? Ou será mais uma ideia " desfazada da realidade " e " sem pés nem cabeça " ? - citanto alguns alcainenses , o que não deixa de ser curioso...
Mas eu pergunto : desfazada da realidade , porquê ? Se não formos ambiciosos e lutarmos por aquilo que temos direito , quem o fará por nós ? Porque é que haveremos de estar permanentemente satisfeitos com o que nos é disponibilizado em termos de investimentos públicos e privados ? Chega de perguntas... Bem sei que haverá logo o argumento : " E onde serião as instalações dessa nova Escola / Pólo ? " . Pois bem , construam-se de raiz !
Não me canso de repetir... há que descentralizar um pouco mais os investimentos no nosso concelho ! Alcains tem condições para a criação de um Polo do Ensino Superior . A sua localização geográfica tem de ser melhor aproveitada.
.
.
No seguimento da mensagem que deixei há dias sobre a criação de uma Escola Profissional de Artes e Ofícios na vila , não seria uma ideia a seguir ( pelo menos pensar , por quem de direito ) , o surgimento ( por exemplo ) de um pólo da Escola Superior de Artes Aplicadas do I.P.C.B em Alcains , com cursos adequados aquela eventual Escola Profissional ?
.
Penso que as artes ( as artesanais ! ) como a Cantaria , o Fabrico do Queijo , a Marcenaria ou a Tecelagem , deverião fazer parte de um novo conceito de Ensino Superior a implementar . Urge preservar as nossas artes tradicionais.
Um artesão não é mais nem menos do que um artista ... muitas das vezes no anonimato ; consequentemente , e com o passar do tempo , caíndo no esquecimento , Por isso... Há que agarrar o futuro !
É a minha opinião...