13/06/09

Capela de Santo António : a mais bonita

Neste dia de Santo António , aqui fica o registo histórico pela mão , na verdadeira acepção da palavra , do historiador Sanches Roque . Esta imagem da antiga capela que se situava no actual Largo de Santo António , foi desenhada pelo autor do livro " Alcains e a sua história " . Deixo igualmente um excerto das suas palavras , relativamente a este monumento que , na sua opinião , seria a mais bela capela de todas as existentes na Vila.

" Assemelhava-se na forma à ermida de Santa Apolónia , mas maior , com alpendre de três entradas , quase ao nivel do chão ". Tinha umas colunas de granito artisticamente trabalhadas . A porta principal era de volta perfeita . O corpo do pequeno templo tinha a forma da Igreja Matriz , e o seu tamanho seria como a do Espiríto Santo. (...) . Foi edificada no primeiro quartel do século XVII.
Às festas de Santo António , noutros tempos , concorriam muitos devotos de outras povoações. (...) Em 1930 , a bonita capela estava em ruinas (...) certo dia deu-se a derrocada. "