15/06/09

Escola Profissional de Artes e Ofícios ? Porque não ?

As artes e os ofícios , permitem-nos compreender a dimensão e a herança cultural que nos é deixada , e reflectem também a criatividade do nosso povo ao longo dos anos.
.
Em Alcains , especialmente o fabrico do queijo , a cantaria , a marcenaria , e noutros tempos a tecelagem e a chapelaria , levam ( e levavam ) o nome da Vila mais longe , pela mão dos seus Mestres.
Como se sabe , infelizmente o número de pessoas a laborar nestas áreas é cada vez menor , sendo que os mais jovens ( e não só ) procuram outras actividades profissionais , e os segredos de quem sabe da matéria , vão-se perdendo no tempo.
.
Mas eu pergunto : será que a motivação para a descoberta de novos Mestres estará realmente a ser efectuada da melhor maneira ?
Deixo uma pequena sugestão : porque não a criação de uma Escola Profissional de Artes e Ofícios Tradicionais em Alcains ? Uma Escola com cursos técnicos que dessem equivalência ao 12º de escolaridade. Sim , na Vila , e não em C.Branco ! Há que descentralizar ! É essencial que o nosso Património Artístico e Cultural seja preservado ! Além disso , seria uma mais valia para a Vila , a criação desta escola , e seria um bom ponto de partida também para que a promoção de Alcains se fortalecesse.