25/07/09

Alcains , sede de concelho ? - Parte V

Para além de Castelo Branco ser a capital de distrito com o concelho mais extenso , ocupando quase 22% de território , daquele que é o 4º maior distrito em área de Portugal Continental , sendo o 17º e penúltimo em número de municípios , Alcains tem características únicas de entre todas as vilas/freguesias pertencentes às cidades com aquele estatuto situadas no interior do país e perante grande parte das que se situam em redor das capitais de distrito junto ao Litoral.
.
Uma observação importante : Alcains , como se sabe , não faz parte do núcleo urbano da cidade albicastrense , ao contrário de várias freguesias com população superior , quer sejam medianamente ou mesmo urbanas , e que pertencem a capitais de distrito , principalmente nd litoral.

Lamento pois saber que há apologistas da não-criação de concelhos em ambientes não-urbanos ( como é o nosso ) , e da sua criação em ambientes urbanos , concretamente nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto , ou concelhos vizinhos.



Assiste-se hoje em dia , a uma lógica de competitividade entre as várias capitais de distrito , cada vez mais acentuada. É certo que legitima ; não condeno a politica seguida pelo actual executivo camarário , mas estaram os interesses das restantes freguesias , e da nossa Vila em particular , salvaguardados ao máximo ? Penso que por mais que se queira , e apesar dos muitos investimentos que se fizeram em todo o concelho , não se conseguiria mais. 1440 km2 é uma área muito extensa !!!
Não estará a registar-se um êxodo rural para a cidade ? Os números é certo que valem o que valem...

Olhando para eles , verifica-se que há uma tendência demográfica decrescente não apenas no nosso concelho , mas em todo o interior , é um facto .

Analisando nosso em concreto , apenas a Lardosa , Alcains e Castelo Branco registaram resultados positivos , entre 1991 e 2001. Todas as restantes freguesias tiveram um decréscimo.

Reportando-me aos números dos Censos 2001 , concordando-se ou não com os mesmos , eles são os oficiais , registou-se uma taxa de crescimento na ordem dos 17% da população residente na Lardosa ( 1044 habitantes ) ou seja , e em relação a 1991 houve um aumento de 178 habitantes . Relativamente à taxa de crescimento de 16% para Castelo Branco ( 31 240 habitantes ) equivale a um aumento na ordem dos 4998 habitantes em 10 anos.

Uma nota : a taxa de crescimento relativamente a Alcains foi de cerca de 8%.

Entre 1991 e 2001 , o concelho passou dos 54 310 habitantes , para os 55 708 , um crescimento na ordem dos 2.5%.

Esperemos pelos Censos 2011 , para novas conclusões...