27/07/09

Alcains , sede de concelho ? - Parte VII

Antes de continuar esta abordagem que venho fazendo desde há uns dias para cá , gostaria de cumprimentar ( e agradecer ) a todos aqueles que me lêem e partilham da minha opinião sobre esta matéria que , na comunidade alcainense , ganha por vezes contornos de tabú .
Aos outros que não a partilham , respeito a sua opinião , como é obvio.
Há ainda os que classificam esta ( e outras ) propostas como disparatadas . Cumprimento-os também , fazendo-lhes um pequeno desafio : o de criarem " novos olhares " , os seus , obviamente... 10 /15 minutos por dia é o suficiente para que um contributo venha também a público.

Este blogue , é apenas uma página pessoal que dentro em breve chegará ao fim de um ciclo .
Para cumprir os timings que estipulei a mim mesmo , decidi deixar a minha opinião sobre o assunto em questão , com os vários tópicos em série e não de uma forma intermitente.

Para os " experts na matéria " que olham com ironia e classificam este " meu olhar " como disparatado e desfazado da realidade ( como sempre ... ) , deixo-lhes a seguinte mensagem de uma forma personificada ; talvez seja isto que ambicionam para o futuro de Alcains...

"A nossa vila, assemelha-se aquele tipo de adultos que " têm saúde ( o bem mais importante da vida , é certo ) , têm um bom curso que lhes permite garantir um emprego ainda melhor , têm condições para aspirar a mais altos vôos ... no entanto , já se sentem-se realizados ; não querem sair de casa dos pais , não querem formar família , não querem ser autónomos , enfim , porque têm que comer , têm que beber , têm um tecto , internet , telefone , tv por cabo ... , são felizes , para quê ter mais do que aquilo que já têm !?!? "


Volto a sublinhar que Castelo Branco é a minha cidade natal ; Castelo Branco é a minha cidade preferida no mundo . Que gratificante seria ver Castelo Branco como a melhor cidade entre as melhores.
No entanto , há que reflectir sobre se será apenas vantajoso o facto de Alcains pertencer a um concelho do género do de Castelo Branco ! Não haverá igualmente desvantagens por isso ?
Colocando ambas ( vantagens e desvantagens ) nos " pratos da balança " , qual delas terá maior maior ?

É certo que o actual Presidente da C.M. muito fez nestes últimos anos pela nossa Vila , mas poderá fazer mais e mais ainda ? Não será altura de os alcainenses , os desprovidos do comodismo que tomou conta da vila , pensarem em novos rumos a médio prazo ?

Bem sei que elevar uma vila ou cidade à categoria de sede de concelho , leva o seu tempo. Como referi há dias , pode levar anos e até décadas . Além disso , não depende apenas da nossa vontade ; a dos nossos vizinhos é fulcral , já que a proposta deverá obter parecer favorável das Assembleias de Freguesia a integrarem o eventual concelho.

É minha opinião que se deverá partir , no minimo após as próximas Eleições Autarquicas , para uma sensibilização das populações , com vista à eleboração de um projecto de elevação de Alcains a sede de um novo concelho. A criação de uma Associação apartidária , seria , a meu ver , um bom ponto de partida para que Alcains não perdesse o sonho de ser sede de concelho e , evitar também , que através da implementação de novas instituições municipais na parte norte do concelho , a sua tendência demográfica não tenha um rumo ainda mais descendente, tal como tem vindo a suceder. Invertê-lo seria o principal desejo !

Ao contrário do que muitos pensavam há mais de 20 anos atrás , a cidade de Castelo Branco ( perimetro urbano ) , está a crescer para sul . A sua Zona Industrial para isso contribui.
Alcains tende a crescer para norte . Ou seja , o perimetro urbano de ambas cresce em sentidos opostos. Será isto benéfico , principalmente para Alcains , e zona norte do concelho em concreto ?

Na nossa vila , infelizmente , o comodismo ainda se faz sentir e de que maneira. Quando há a vontade de partir para algo de novo , a resposta de muitos é quase sempre a mesma -" faz tu que eu confio e ti " - . Depois , há ainda os chamados " Velhos do Restelo " , alguns ainda novos por sinal .

E para quê transferir competências municipais da Câmara para Alcains ? Será que apenas isso chegará para colmatar as lacunas existentes ? Há alguns anos atrás , a nossa vila dispôs de uma Delegação da 2ª Repartição de Finanças de C.Branco ( caso muito raro a nivel nacional numa freguesia fora do núcleo urbano de uma cidade ) e no entanto , muitos alcainenses , imagine-se , preferiam ir a C.Branco ... Lembro-me , apesar dos meus 12/13 anos de idade , de ouvir os alguns funcionários referirem o esse facto com extrema admiração ...

Haja coragem para mudar de uma vez por todas a mentalidade que ainda prevalece na nossa Vila , mentalidade essa que , a meu ver , apenas poderá mudar com a elevação de Alcains a concelho.
Caso contrário...

Em espaços de debate ( fóruns online ) o assunto é também tema de conversa , com comentadores ( talvez com muito mais conhecimentos do que eu nesta matéria ) a sugerirem que a elevação de Alcains a concelho é uma necessidade urgente - ver aqui - , a par de Samora Correia , Amora , Pinhal Novo , Costa da Caparica , Queluz , Cacém , Sacavém , Rio Tinto , Ermesinde , São Mamede de Infesta , Vila das Aves , Freamunde , Rebordosa , Fiães , Lourosa , Esmoriz e Lixa. Por sinal, todas elas cidades , com uma população superior à de Alcains , pertencentes às Área Metropolitanas de Lisboa e Porto , ou a concelhos vizinhos e de pequenas dimensões. Alcains surge aqui como um " outsider ".

A nossa Vila cresceu imenso na décadas de 60, 70 e inicio da de 80. Hoje em dia , ela é ainda fruto do dinamismo dos homens de então . Depois disso , o abrandamento do seu crescimento fez-se notar... até hoje . Sim , é verdade que cresce , mas a um ritmo lento !

Depressa > mais devagar > devagar > parado > regride ....
Serão estes os niveis a que Alcains esteve , está e estará sujeito , caso não haja ambição quanto ao seu futuro ? Infelizmente sim , na minha opinião.