06/07/09

Im(placa)vel toponímica

Antes de mais , o seu a seu dono : Rua José Afonso ( Musico ) e não Rua José Afonso ( Poeta ) , como referi na mensagem que escrevi há dias - aqui - . Está tudo em ordem ... se bem que ... ainda falta o acento no " U " de ( " MUSICO " ) - é apenas um pequeno pormenor de gramática .
Esperemos que não surga agora alguém que o confunda ... " Como se fora seu filho "


Na vizinha Rua do Chafariz Velho , a falta de civismo ( ou algum incidente ? ) , levou a que a sua placa toponímica ( como se vê na imagem ) dentro de algum tempo tenha o mesmo destino do do Chafariz , que já não bastava ser Velho , como desapareceu há já alguns anos do Largo que lhe deu o nome.

.

Junto à Escola Secundária de Alcains , impera a falta de civismo. Primeiro , nesta artéria que a liga a Zona de Lazer da Líria. Alguns meninos mimados e frustrados decidiram , talvez , brincar a uma espécie de cantaria estilo foleiro , e vai daí , tocam a roer a placa. Das duas uma : ou os aterfactos que se vêm no chão , são restos dos seus dentes , ou então pequenas amostras do que têm dentro do seu cérebro..

Finalmente ... Sanches Roque : esta é , passo o termo , gritante . Então não é que a placa toponímica se encontra em cima do terreno lateral , mesmo no meio de pedras e afins ? Esta que é a Rua da Escola Secundária... não dá para entender. Há uns 15 anos , quando aqui estudei , dias após a colocação da placa anterior ( a não ser que já tivessem havido outras ? ) , refiro-me em concreto à que dizia " ... escritor , autodidacta ... ) - foi partida num dos seus vértices. Repito , apenas alguns dias após a sua inauguração e homenagem. Penso que o homem , que defendia de uma forma quase exuberante a "sua dama" Alcains ( e nem era daí natural ) , merecia um pouco mais de respeito e consideração. É caso para se dizer que , tem sido um resistente.

.