08/07/09

Alcains em Portugal e no Mundo

Aqui ficam os resultados da votação que decorreu neste espaço , ao longo dos últimos dias.
De uma forma resumida :

Total de votos : 31

Opção
Boa ................= 0 votos ~ .......0 %
Suficiente..... = 7 votos ~ ......22 %
Insuficiente.. = 13 votos ~... 41 %
Pobre............ = 11 votos ~.....35 %


Perante esta votação que poderão dizer alguns , vale o que vale , chego à conclusão de que há ainda muito a fazer no tocante à promoção da Vila , a nível nacional e de uma forma bastante menos irregular do que àquela que assistimos actualmente. Certamente que muitos de vocês já se depararam com situações do seguinte género : habitantes de outras cidades e vilas situadas a centenas de km de Alcains , conhecerem-na , pelo menos , de nome ; outros porém , e curiosamente em distritos vizinhos do nosso , ( por exemplo : Guarda ou Portalegre ) de nem sequer isso. Não deixa de ser curioso , no meu ponto de vista . Um dia destes, peço a um amigo sociólogo que se debruce sobre esta matéria , que a meu ver quase daria uma boa tese de mestrado ou de doutoramento.

É certo que ainda temos um General que nos coloca no mapa - e com muito orgulho -. Depois há os alcainenses anónimos que residem por este país fora , tendo quase que um estatudo de embaixadores da sua terra-natal . Há ainda o nosso famoso Queijo ( muitas das vezes chamado de " C.Branco " ) , os nossos artistas Canteiros e ainda marcas comerciais de referência em Portugal que levam o nome de Alcains mais longe. Não posso esquecer ,como é evidente, a data de 10 de Junho de 2009 , o dia do EastFestival e uma palavra de apreço ao nosso conterrâneo Hugo Tabaco , ele que bem pode simbolizar a força da nova geração de alcainenses que , com Amor à sua terra , a poderão levar a " mares nunca dantes navegados ".

Fica no entanto a dúvida ... o porquê de tanta irregularidade evidenciada geográficamente ?

Há também o aspecto a que tantas vezes me refiro e que muitos de vocês certamente já assistiram " in loco " : o da falsa ideia criada em torno da nossa Vila que é vista previamente como sendo uma pequena aldeia junto a Castelo Branco , isto por parte dos forasteiros aquando da sua primeira visita , ficando na esmagadora das vezes admirados com a dimensão de Alcains. Esta situação já vem de longe , de há muitos e muitos anos ... Situação contraproducente e que se poderá reflectir na falta de mais investimentos , tanto públicos como privados na Vila , digo eu ! Recupero o seguinte registo. Claro que ficamos com um " brilhosinho nos olhos " quando ouvimos tal elogio , mas seria bom que reflectíssemos também sobre o porquê de tal ideia preconcebida.

Para finalizar , e sendo este um espaço online dedicado a nossa Vila , sublinho de que se trata apenas um blogue pessoal : aqui deixo o " Um olhar sobre a Vila " que é o meu , feito à distância de mais de 280km e que é passivél , devido a esta circunstância , de ser por vezes um pouco desfocado , tenho de o admitir e peço-vos desculpa por isso . Lamento sobretudo o facto de ainda não se ter criado uma página na net dedicada a Alcains - por exemplo uma espécie de portal juntamente com uma webcam que mostre a nossa terra em tempo-real - produzida e realizada a partir da nossa Vila e que a leve a todo o mundo . Pequenas aldeias em redor de Alcains , têm o seu sitio na web . Basta pesquisar ! Eu pergunto : não haverá tempo , dinheiro ou vontade em a colocar online ? Será que impera uma espécie de " comodismo " , tão frequente hoje em dia , e que se reflecte muitas vezes no " faz tu que eu confio em ti ! " ?

O mundo está à nossa espera e o céu é o limite ... para quê tanta demora ?