17/07/09

Alcains , sede de concelho ? - Parte I


O concelho de Castelo Branco tem uma área de 1439.49 Km2 , sendo o 3º maior do país ( em 308 no total ) , apenas suplantado pelos de Odemira ( 1719.73 Km2 ) e , ligeiramente , pelo de Alcácer do Sal ( 1479.94 km2 ) . Tem uma população que ronda os 55 000 habitantes e é constituído por 25 freguesias :

1. Alcains-----------------------------10. Juncal do Campo------------------- 19. Retaxo
2. Almaceda------------------------ 11. Lardosa-----------------------------------20. Salgueiro do Campo
3. Benquerenças----------------- 12. Louriçal do Campo---------------- 21. Santo André das Tojeiras
4. Cafede-------------------------------13. Lousa------------------------------------ 22. São Vicente da Beira
5. Castelo Branco----------------- 14. Malpica do Tejo---------------------23. Sarzedas
6. Cebolais de Cima-------------.-15. Mata-------------------------------------- 24. Sobral do Campo
7. Escalos de Baixo---------------16. Monforte da Beira----------------- 25. Tinalhas
8. Escalos de Cima----------------17. Ninho do Açor
9. Freixial do Campo--------------18. Póvoa de Rio de Moinhos


------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------

O que talvez muitos não saibam , é que várias das suas freguesias foram em tempos , sede de município , caso da
Lardosa , São Vicente da Beira e Sarzedas . até à altura em que muitos dos antigos municípios portugueses foram extintos , nomeadamente a partir da segunda metade do Século XIX. Portugal contava na altura com mais de 800 concelhos , sendo que este número foi reduzido pelas reformas que surgiram após a implantação do Liberalismo ( 1820-1856 ).

Aqui neste espaço , e nos próximos dias , irei de uma forma não oficial , sendo que , e repito , se trata apenas de uma opinião pessoal minha , debruçar-me um pouco acerca de uma matéria que é tema de conversa entre muitos alcainenses , ou seja , se a Vila de Alcains terá ( ou não ) as condições necessárias para que seja elevada à categoria de sede de concelho , a médio prazo.

Sublinho porém que nada me move contra a cidade de onde sou natural - Castelo Branco - . antes pelo contrário ; costumo dizer entre amigos, que preferiria que Alcains fosse sim elevada a sede de concelho , e não à categoria de cidade - que complicado seria destinguir qual delas seria a minha preferida - ; até em termos clubísticos e em relação ao S.B. C.Branco - o único Benfica com o qual simpatizo - ; quantas vezes vibrei com as suas vitórias aquando da sua passagem pela II Divisão de Honra ( há cerca de 18/19 anos atrás ) , e aqueles relatos do malogrado Jorge Diogo na Rádio Urbana eram contagiantes e arrepiantes ... Em suma , apesar de residir na Invicta , Castelo Branco continuará a ser a minha cidade de eleição.


Para finalizar , e " levantando um pouquito a ponta do véu " , a elevação de Alcains à categoria de sede de concelho , penso que contribuiría para um fortalecimento da Beira Interior Sul e para um melhor bem-estar das populações nela inseridas, refiro-me em concreto às localizadas no norte do concelho de Castelo Branco . Até mesmo a Cidade e restantes freguesias albicastrenses poderiam usufruir da eventual criação de uma nova circunscrição municipal com sede em Alcains. Uma área menor implicaria uma maior proximidade ; além disso , a força política da capital de distrito poderia ser ainda maior , resultante da posição central que ocuparia num triângulo Alcains - V.V. de Rodão - Idanha-a-Nova , centralidade essa que traria , aí sim , mais beneficios à maior parte desta espécie de Comunidade Urbana que poderia igualmente avançar .

.


Os " nossos " 1440Km2 de área equivalem quase à metade da da Área Metropolitana de Lisboa e são cerca de 17 vezes superior à área do concelho da Capital.
Quanto à do Porto , é cerca de 1.5 ( observar que 2 = à metade ) , sendo que em termos de área , a Cidade Invicta / concelho é 35 vezes menor que o nosso.
Se compararmos também a densidade populacional , os números são ainda mais surpreendentes...

Mas será que haverá mesmo alguma possibilidade ?...