22/07/09

Alcains , sede de concelho ? - Parte III

Tal como venho a referir , o principio da proximidade geográfica à sede do município é de extrema importância para o bom desenvolvimento regional , a nivel económico, social , turístico e cultural , sendo o principal factor de equilíbrio entre as populações , fruto , claro está da distribuição das mesmas e da evolução da economia local em cada uma delas.

A palavra de ordem , no meu entender , será descentralizar , ou seja , investir , modernizar , principalmente em municípios de grandes dimensões . O seu " cartão de visita " deveria ser sim o Concelho no seu todo e não apenas a sua sede , é a minha modesta opinião, perdoem-me o mais entendidos na matéria ( economistas em concreto ) . Obviamente que esta localidade ( sede ) , sendo a que possui as instituições municipais terá que ter mais notoriedade do que as restantes ; porém , defendo que o fosso ( em termos de desenvolvimento ) entre todas , seja o mais acentuado possível.

Deixo o mapa do eventual Concelho de Alcains com base na análise efectuada na mensagem anterior . Há acrescentar também , e como se sabe , uma vinculação tanto na parte social como económica , entre todas as localidades da parte norte/nordeste do concelho.

Pois bem , eu coloco mais duas : Soalheira , no concelho do Fundão e São Miguel de Acha , no concelho de Idanha-a-Nova.

-------------------------------------------------------------------------
Concelho de Alcains
-------------------------------------------------------------------------
.
1. Alcains.........................7. Lardosa........................... 13. São Vicente da Beira
2. Cafede........................ 8. Louriçal do Campo........ 14. Sobral do Campo
3. Escalos de Baixo....... 9. Lousa............................... 15. Tinalhas
4. Escalos de Cima...... 10. Mata................................. 16. São Miguel de Acha
5. Freixial do Campo....11. Ninho do Açor................ 17. Soalheira
6. Juncal do Campo..... 12. Póvoa de Rio de Moinhos


Recorrendo ao mesmo método aplicado na mensagem anterior , chega-se à conclusão do seguinte :

Soalheira > Alcains ( centro ) pela A23 = 15.9km
Soalheira > Fundão ( centro ) pela A23 = 17.7km , distância esta , que foi reduzida consideravelmente com a construção do Túnel da Gardunha em 1997 , já que até então cerca de 20.5km separavam esta vila e da Capital da Cova da Beira , através da EN18.

E atendendo à afinidade criada ao longo dos tempos entre esta freguesia fundanense - muitos dos seus alunos a frequentarem as Escolas de Alcains , por exemplo - e a nossa Vila , penso que faria sentido ser também ela parte integrante do concelho alcainense.

São Miguel de Acha > Alcains ( centro ) = EN233 > E352 = cerca de 19.0km
São Miguel de Acha > Idanha a Nova ( centro ) = EN233 > EN239 > EN353 = cerca de 19.0km
Ora , com a construção do IC31 , a proximidade será ainda maior e esta freguesia estará mais perto da A23 , tirando benefícios por esse facto.

Além disso , é uma freguesia periférica de Idanha-a-Nova , já por si em concelho extenso , o 4º maior em área do nosso país com 1 412.73km2.

Verificamos pois , que isto implicaria uma ligeira redefinição de mapas concelhios ; do do concelho de origem , bem como do de Idanha-a-Nova e Fundão.

Há ainda os casos da anexa da Orca ( Fundão ) - Zebras - que poderia transitar para Alcains já que é uma outra localidade que se situa mais perto da nossa Vila , " paredes-meias " com a freguesia da Lardosa, enquanto que as anexas de São Vicente da Beira - Paradanta e Casal de Alvaro Pires - passariam a fazer parte do concelho fundanense , já que a distância que as separa daquela cidade é bem menor do que de Alcains.

Relembro o exemplo de Caldas de Vizela em 1997 que , para além das freguesias que transitaram de Guimarães ( o seu concelho de origem ) , anexou também a de Santa Eulália , no vizinho concelho de Lousada . Até 2002 fazia parte do município Guarda , a freguesia do Vale da Amoreira, a qual entretanto foi transferida para o vizinho concelho de Manteigas.
A transferência de freguesias entre municípios não seria , de todo , virgem.

A nossa Vila está ( e estará ainda mais com IC31 ) , geograficamente muito bem situada por forma a que este conjunto de freguesias que apontei , tivessem um melhor desenvolvimento e uma menor taxa de desertificação ; o ideal seria que esta fosse nula e que as populações aí ( freguesias ) se fixassem. Há que por travão à tendência demográfica decrescente nesses locais. É urgente !

Alcains não é uma cidade , e não será certamente capital de região , nem capital de distrito , ou seja , jamais irá absorver os investimentos , típico de cidades com esses estatutos , sendo que área prevista para o seu concelho seria dentro da normalidade.