18/07/09

Alcains , sede de concelho ? - Parte II

Analisando a distribuição geográfica das freguesias , poder-se-à então ponderar quais a que fariam parte do novo concelho a criar. Há , como é óbvio , factores muito importantes a ter em linha de conta , como sejam , a proximidade relativamente às instituições de poder local , e claro está , a vontade das populações abrangidas , que é fulcral . Não é de um dia para o outro que se cria um município. Pode levar anos , até mesmo décadas !

A próxima tabela , demonstra a relação ( Trajecto / Percurso ) entre as freguesias da parte nordeste do concelho , a actual sede ( Castelo Branco ) e a eventual a criar ( Alcains ). Tendo por base o melhor trajecto implicando um menor percurso , o estudo foi efectuado através do Google Maps , deverá ser interpretado como o aproximado e , tal como se refere , as ditas direcções destinam-se apenas para fins de planeamento.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ou seja , há uma menor distância entre as ditas freguesias e Alcains , comparativamente a Castelo Branco. Dirão vocês , nada de novo , até mesmo pela afinidade que têm para com a nossa Vila ...


A criação de um novo município terá sempre de visar , sobretudo , um melhor bem-estar das populações a nele serem integradas , e não apenas salvaguardar de uma forma primordial os interesses da sua sede . Quantos concelhos há por esse país fora , sofrendo a desertificação populacional , das freguesias rurais em concreto , com uma densidade demográfica baixíssima , por vezes arrepiante, enquanto que um aumento da taxa de crescimento da população é quase sempre registado na sede do município...



Os dois exemplos que se seguem , dizem respeito a freguesias que não possuem a tal afinidade a que há pouco me referi , para com a nossa Vila , mas que poderiam ser parte integrante do eventual concelho. Como ?

1º : Um residente em Juncal do Campo ou Freixial do Campo para se deslocar a Alcains ( centro ) seguindo a melhor direcção , ou seja , pela Estrada Municipal > Tinalhas > EN352 , percorrerá aproximadamente 15 a 17km , ao passo que se o destino for Castelo Branco , seguindo pela Estrada Municipal a sul > EN112 > centro da cidade , a distância acaba por ser sensivelmente a mesma , mas efectuada , segundo parece , "num menor espaço de tempo.
Mas será isto assim tão linear ?"

Após a construção do IC31 , que ligará Alcains às Termas de Monfortinho , e o desejo em o prolongar até à Zona do Pinhal , levará a que aquelas freguesias fiquem a uma distância ainda menor da Vila de Alcains.

Além disso, a nossa Vila não tem , para já , problemas de trânsito e de estacionamento , característicos de cidades de dimensão igual ou superior a Castelo Branco e que certamente se irão acentuar nos próximos anos . Criou-se , uma falsa ideia ao longo dos tempos de que " quem vai a Alcains , vai a Castelo Branco " e que os 11km de distância entre ambas e por Auto-Estrada , são pouco relevantes. Há imensas sedes de município distanciadas entre si num igual número de km e até menos , refira-se . Para o comprovar , bastará conhecer um pouco da Geografia de Portugal ...

: Há por outro lado , os casos das freguesias de Escalos de Baixo e Mata .

Efectuando a análise anterior :

Para Alcains ( centro )

- Escalos de Baixo : pela Estrada Municipal > Escalos de Cima > EN352 = 9.9km

- Mata : pela Estrada Municipal a norte > Lousa > EN233 até Escalos de Cima > EN352 = 14km

Para Castelo Branco ( centro )

- Escalos de Baixo : pela EN240 > EN 233 = 15.2 km

- Mata : pela Estrada Municipal a sul > EN240 > E233 = 17.1 km

* Volto a sublinhar que o percurso/distância , deverá ser interpretado como o aproximado.


Como referi , penso que há um factor mais importante chamado qualidade de vida das populações , por forma a evitar esse problema chamado de desertificação populacional das aldeias , facto que é constatado em concelhos do interior e de grandes dimensões como o nosso.

O excesso de centralismo que a cidade detém , e , principalmente em seu benificio próprio , é resultante dos extensos 1440km2 de área do concelho , originando estes , que a atenção para com as restantes freguesias não seja , no meu ponto de vista , a necessária e a suficiente. É que " querer , nem sempre é sinónimo de poder..."