03/07/09

Largo do Poço Novo

Bem sei que não sou um especialista na arte de fotografar , mas pronto , aqui vai mais uma . Esta diz respeito ao Largo do Poço Novo . Está localizado entre a Rua da Liberdade e o Largo da Fonte Romana. É ponto de confluência de outras artérias ; a Rua Dr. Pires Cruz ( ao fundo à esquerda na imagem ) , a Rua do Ribeirinho ( à direita ) e ainda - não visivéis neste registo - a Rua da Mateira ( transversal à direita ) e a Rua dos Mortórios ( transversal à esquerda ).
.
Era num barbeiro ( ah ! pois isso é que era de homem ) situado neste Largo ( no rés-do-chão do edifício ao fundo na imagem) que os miúdos da minha idade vinham , não para fazer a barba , mas para cortar o cabelo. O senhor " barbeiro ", lá punha uma placa de madeira no assento , para ficarmos mais altos e , claro está , o corte ser com outro requinte e qualidade. E depois, a sua paciência para alguns como eu que não paravam quietos, era de louvar ... " oh menino , não se mexa , por favor ! " , dizia ele.

.
Numa das casas do lado esquerdo da imagem , morava o antigo Vigário de Alcains , o saudoso Padre António Afonso Ribeiro . Vamos já falar dele na próxima saída à rua.