14/07/09

Novo Jardim de Infância em Alcains

Decorrem as obras de requalificação do Parque Escolar da rede do 1º Ciclo do Ensino Básico em Alcains , assim como as do novo Jardim de Infância da Vila. O investimento é da autarquia albicastrense . Fica situado nas traseiras do Edíficio nº 1 de umas das escolas daquela rede.
.
O novo edifício contará com 4 salas de aula com capacidade para 25 alunos cada , uma sala polivalente , um gabinete de atendimento e uma sala de professores. O Jardim de Infância passará a contar com os alunos que frequentam o Infantário da Feiteira e as que se encontram no antigo refeitório das Escolas Primárias. O novo Centro Escolar de Alcains contará com um novo refeitório que ficará situado no edíficio que foi há décadas erguido para tal efeito. Também a Biblioteca Escolar irá sofrer algumas melhorias. Seráo ainda criados um recreio coberto , uma horta pedagógica e zonas ajardinadas.
Fonte : Reconquista

Ou seja , Alcains ficará com um Centro Escolar de excelência. Na minha opinião até aqui tudo bem . Porém , não se estará a concentrar em demasia tudo apenas num só local ? Atenção que esta situação não é de agora , mas sim de há décadas ... Eu explico : não seria também vantajosa e conveniente a construção de uma Escola EB1 num outro local da Vila ? As crianças que venham da Quinta Dos Arcos , Zona da Casa do Povo e Estádio ( por exemplo ) -quase toda a parte norte e ocidental de Alcains- não estarão demasiadamente longe da sua escola ?
.
Uma criança que more , por exemplo , na nova Urbanização em frente ao Estádio terá que percorrer cerca de 1.5Km ( só de ida ) , na Qunta dos Arcos - 1.1Km ( só de ida ) e da Feiteira cerca de 1.25km ( de ida também ) até à sua Escola . Falta a distância que tem que percorrer na volta que será a mesma se optar pelo mesmo caminho. Em 1942 " descentralizou-se " com a criação da antiga Escola da Feiteira . O número de crianças em idade escolar era mais elevado do que o hoje em dia . Contudo , o perimetro urbano da vila era bem menor.
.
O Edificio Nº2 poderia servir para o novo Jardim de Infância , equanto que uma futura escola poderia isso sim ser construída de raiz , mas num outro local da vila... É apenas a minha modesta opinião. Perdoe-me os mais entendidos na matéria