02/08/09

Alcains : entradas e saídas

Não , não vou abordar as entradas e saídas do plantel do CDA , não nada disso ! É que há uns dias atrás desloquei-me a Alcains , e levei mais 2 amigos para conhecerem a nossa Vila . Como já é de tradição , os comentários de admiração acabam por ser , quase sempre , uma cópia uns dos outros , ou seja : " imaginava Alcains bem mais pequena ".

Bem sei que nem estes , nem os que já aí levei , nem tão pouco os que aí levarei futuramente, têm a mínima culpa dessa ideia pré-concebida , que se criou em torno da nossa Vila . Mas por vezes sinto vontade de gravar um CD ( também tenho direito , ou não ? ) e colocá-lo no leitor do carro ... assim , as explicações ficam por conta do dispositivo , enquanto eu aprecio a paisagem.

O que me traz aqui hoje é o seguinte : Para quem se dirige ao centro de Alcains , proveniente da A23 , o percursos poderão ser os seguintes : sair da Auto-Estrada , seguir até à Rotunda de São Domingos , contorna-la e seguir em direcção ao centro de Alcains , através da Estrada de São Domingos ( na imagem ) ; em alternativa , seguir até à Rotunda de São Domingos , virar à direita e seguir em direcção da Rotunda da Avenida 12 de Novembro com EN 18 , junto à Urbanização de São Domingos. Nada de novo para vocês !

Agora eu pergunto : a placa tem obrigatoriamente de estar exactamente onde estava há décadas e décadas atrás ? O perimetro urbano da vila aumentou , ou não ? E quem opta por ir pela Avenida 12 de Novembro , sabe que entrou em Alcains ? Porque não se coloca esta placa de entrada ( na imagem ) , um pouco antes do nó com a A23 , no inicio da pequena rampa de acesso à Rotunda de São Domingos ?
.
.
O mesmo se aplica em relação à saída/entrada do lado nascente desta EN352 . Quem venha de Escalos de Cima , e não conheça o local , fica na dúvida se Estação da CP com que se depara do seu lado esquerdo será de Escalos , Alcains , Idanha ... ou uma outra localidade qualquer das redondezas ... não faria mais sentido colocar a referida placa de entrada da localidade, um pouco antes da passagem de nível , isto , claro, no sentido Escalos - Alcains ?
Há localidades que têm a suas placas de entrada/saída quase junto ao limite das suas fronteiras de freguesias . Alcains têm-nas já dentro do perímetro urbano da vila.
.
Alcains parece , neste capitulo , aquele tipo de aldeias em que se colocam as placas junto à 1ª habitação.
Bem sei que haveria muitos aceleras que não irião gostar da ideia ... ir desde o nó com a A23 até após a passagem de nível a uma velocidade máxima de 50km/h , seria um pesadelo.
.
A EN352 já é da responsabilidade da empresa Estradas de Portugal , a par de EN 18 , fazendo parte da Rede Municipal . Diga-se em abono da verdade que desde a desclassificação dessas vias , as condições das mesmas melhoraram bastante , a meu ver.
.
Contudo , há que rever esta situação ... quando se entra em Alcains ? e quando é que se sai ?