03/08/09

Escolas da ( minha ) vida

São várias as memórias que guardo destas duas Escolas ; alguns colegas e amigos , funcionários e professores . Confesso que sempre fui algo recatado , durante os 8 anos que aqui estudei ( 5º ano - 12º ano ) , do género " da escola para casa , de casa para a escola " , como é hábito dizer-se . Infelizmente , como em quase tudo na vida , nem todas elas são positivas , devido a factores de vária ordem ( inclusive externos à escola ) .
Algumas marcaram-me , mas até certo ponto ajudaram-me a crescer como pessoa. Com o passar dos anos , verifiquei que os caprichos de certos adolescentes dessa altura ( hoje posso adjectiva-los quase como " meninos de coro " ) até que nem foram de grande monta , quando comparados com o que já vivi a assisti desde então para cá, em especial no último ano e meio.

Mas como quero reviver algumas das boas recordações aqui vai :
Escola Preparatória José Sanches - a actual EB2/3. Aí fui eu , proveniente da Escola Primária " do Avião " , após 4 anos com 4 professores diferentes , como já tinha referido numa das primeiras mensagens.

Pois bem : 1ª aula , 1º engano - em vez de entrar na sala correcta , entro na da turma do lado : quem me indicou o erro foi a professora Alice Costa Reis ( penso que esposa do médico albicastrense com o mesmo apelido ) , ela que foi também minha Professora de Matemática no 2º ano ) ... o 1ºD era na do lado... Lá fui eu , ter com os meus novos colegas e com o Professor António João Pinto Pires , esse grande covilhanense e ferveroso amante de comboios ; foi o meu director de turma. Obrigado Senhor Professor por tudo !

A quase todos quero igualmente agradecer ; lembro-me da esmagadora maioria deles ; dos seus nomes ... bem , esses encontram-se sorrateiramente escondidos na minha memória , e talvez com o tempo eu me lembre do nome de mais uns alguns . Mas como é óbvio , há sempre aqueles que nela nos ficam mais presentes .

Por exemplo , o Padre Varão ( bom amigo ) na Educação Musical quase sempre com o seu ar sisudo ; a " british " Professora Virgínia ( em Inglês ) , a perfeccionista Professora Celília Lemos ( julgo que esposa do Dr. Valter Lemos ) em Educação Visual , que residia na Rua do Alámo , o grande Professor Diogo com as suas aulas quase sempre dedicadas com ao " desporto rei " - nós os rapazes adorávamos este professor - e claro , o Padre Afonso Ribeiro , o eterno Vigário de Alcains , em Religião e Moral . Como já tinha referido acima , amigo e Professor António J.P. Pires .
Quanto aos funcionários... bem , o Senhor António era o mais " temivél " de todos :)

A Escola foi inaugurada em 1982 , pelo Primeiro Ministro da altura , Francisco Pinto Balsemão. O terreno onde se encontra implantado o edifício da Escola , foi doado em 1974 por José Sanches. Ainda antes , na década de 70 , a moradia da Família de José Sanches situada no Largo de Santo António , serviu de arranque do ensino preparatório em Alcains.
.
.
Passagem para a Escola Secundária de Alcains ( inaugurada em 1987 pelo actual Presidente da Républica , Anibal Cavaco Silva , na altura Primeiro-Ministro. A Escola abriu as suas portas em meados de Outubro de 1986.
Infelizmente sem Pavilhão Gimno-Desportivo , inaugurado apenas em 2000. A distância entre as duas escolas não era muita , é certo - cerca de 200m- . Por esse facto , utilizávamos o Pavilhão da José Sanches em algumas aulas de Educação Física . Mas esperar 14 longos anos pela construção de um novo Pavilhão Gimno-Desportivo...

O rol de Professores que encontrei foi maior , como é evidente. Sempre foram 6 anos !

Relembro o ainda mais sisudo que o Padre Varão , o Professor Luis Lucas da zona da Covilhã , em Ciências da Natureza. Tratava os alunos pelos seus números ; quando o número 9 ( e os outros restantes , claro ) eram chamados para ir ao quadro , o " interrogatório " era implacável . Apesar do " medo " e respeito que ele nos transmitia , tive uma das melhores notas de sempre a Ciências da Natureza - um 4 muito perto do 5 -. No final do ano , o nosso " medo " transformou-se em amizade e admiração , isto para a grande parte dos seus alunos.

A Professora Olinda no 7º ano , a Professora Lucrécia Vaz da zona do Fundão , no 9º ano ( ambas de História ) e uma Professora ( outra sisuda - esta então ... !!! - sim , pois não eram só os homens ) de Físico-Quimica no ano lectivo 88/89 ... lembro-me dela , mas não do nome , infelizmente . Foi uma das minhas peferidas ao longo desses 8 anos , diga-se .
Há ainda o Professor Manso ( um dos mais porreiros ) , que quando se chateava ganhava a alcunha de " Bravo " , a mais simpática de todas/todos , a Professora Helena Catana , e o grande Mestre Professor Ezequiel durante 2 anos apenas.

Quanto aos colegas e amigos ... bem posso dizer que foram uma " mão cheia " deles ; 1+1+1+1+1 = 5 ... quantos os dedos de uma só.

Alô Valdemar ( Sr Enfermeiro ) , Abraço + Alô Ze Manel ( Sr. Professor ) , Abraço + Alô + Henrique ( Tecnico de Electrónica ) Abraço + Alô Valdemar ( Trabalhava na Tipografia da Lusitana ) , Abraço + Aló Paulo ( um dos maiores autodidactas que conheço e o único com que ainda mantenho algum contacto em Alcains )

Obrigado a todos por me aturarem :)