07/08/09

Papas de Alcains : Mornas ou Frias - Deliciosas

Faltam apenas alguns dias , para que uma das mais carismáticas Festas de Alcains se realize - A Festa da Papas - e que traz anualmente milhares de pessoas à Vila . Após alguns anos de interregno , alguns habitantes da Pedreira ( Rua João de Deus ) " deitaram as mãos as papas " , isto na década de 80 , evitando assim que esta tradição secular caísse no esquecimento. Ultimamente , a A.R.C.A. da-nos o privilégio de ano após ano , de provar a Festa da Papas , cada vez mais desejo , mantendo o mesmo sabor de sempre .

Palavras para quê ? Vamos a um video da mesma ? Uma única observação : para que o registo seja audivel , peço-vos que tirem a música do blogue - barra horizontal em baixo , no lado direito > colocar sem som - . É que papas com música , pode ser algo indesgesto :)

Clicar no centro do video !




Conta-se que, entre 1600 e 1640, a Beira Baixa foi invadida por sucessivas nuvens de gafanhotos. Alcains não escapou ao terrível flagelo e as suas searas de centeio, feijão e milho, assim como as suas hortas, foram dizimadas pela praga daqueles insectos. As pessoas lamentavam-se, pois ficavam inexoravelmente votadas à miséria e fome. Todos se queixavam, sem saber como haviam de afugentar tal praga tão indesejável. (...) O povo, angustiado com a ocorrência, não podendo remover nem destruir a praga com meios materiais, resolveu pedir aos santos da sua devoção que afastassem aquilo que se suspeitava ser castigo da sua impiedade. Lutando contra a fome e outros males que ela provocava, o povo implorou a protecção de Nossa Senhora, de Nosso Senhor e de S. Pedro. Os Alcainenses fizeram solene promessa de realizar três festas anuais em 3 Domingos consecutivos de Agosto. Para a realização das mesmas contribuiria todo o povo. (...) A primeira festa seria em louvor de Nosso Senhor, pela graça obtida, no 3º Domingo de Agosto e constaria de solenidades religiosas. (...) Na segunda-feira seguinte dariam um bodo a todos os pobrezinhos da localidade.

In Beira Baixa, M. Lopes Marcelo

Já agora que quiser tentar :

Ingredientes : 0.5 l de leite + 0.5 l de água + 250 g de carolo de milho + 150 g de açucar + 1 laranja ( raspas ) + canela para polvilhar .

Tem tudo ? Então ponha uma tacho com água ao lume ; quando esta estiver morna deite o carolo de milho aos poucos , mexendo até deixar de coagular . Adicione o leite , uma ( ou duas ) tira de casca de laranja cortada fina e o açúcar. Mexa a papa até engrossar. Por fim , deite num prato ou travessa e ... polvilhe com canela.

Mornas são deliciosas . Frias são divinais... é a minha opinião