08/08/09

Há gosto nas noites quentes

Para quem gosta dele ( calor ) , pois bem , a próxima semana e , em principio , parte da 2ª quinzena de Agosto , vai ser trazer consigo bastante calor , em especial ao interior de Portugal Continental.
.
Uma Baixa Pressão localizada algures entre o Algarve e o Estreito de Gibraltar , associada ao Anti-Ciclone dos Açores que se estende em crista sobre o Golfo da Biscaia , fará com que o território de Portugal Continental fique sob intenso calor já a partir da próxima 3ª feira , acompanhado de alguma humidade e instabilidade nomeadamente no Interior Norte de Centro , o que poderá dar lugar a ocorrência de trovoadas. Contudo , parece que não se verficará a situação da vaga de calor de Agosto de 2003 , já que nessa altura , uma série de factores provocou uma sinóptica excepcional . A depressão isolada em altura , situava-se em 2003 , mais a Oeste , o que provocou uma entrada de ar quente e consecutiva durante vários dias , vinda do Norte de África.
.
Espero que esta fique por aqui ... a minha preferência era que ela se situasse mais a Este , mas quem manda é São Pedro ... por isso... Calor sim , mas extremos é que não , por favor !!!!
.
.
Só para terem uma pequena ideia , as próximas noites, sobretudo na nossa região , vão ser bastantes quentes - noites tropicais - , com temperaturas acima dos 23ºC , 24ºC . As máximas estarão em torno dos 35ºC , 36ºC.
Atenção à humidade relativa , já que se ela se mantiver alta , a sensação de calor será mais acentuada , criando uma espécie de " efeito de estufa ".
.
Relembro os cuidados a ter nestas ocasiões : evitar fazer fogueiras especialmente em zonas rurais .
Quanto aos grupos mais vulneráveis , nomeadamente crianças e idosos , deverão sair à rua apenas se for necessário , durante as horas de maior calor.
Uma nota também ao indices UV ( raios Ultra Violeta ) que deverão andar no nivel alto a extremo. Utilize óculos de Sol com filtro UV , chapéu , roupas leves , protector solar e , tal como referi há pouco , evitar a mais possivel a exposição ao Sol no período compreendido entre as 10h00 e as 16h00.
.
Boas Férias , aproveite o calor se este ( em especial ) for da sua preferência ... Quanto a mim, gosto de climas mais amenos e temperados.
.
Dentro de dias vou com a onda ... quem sabe um dia me Verão novamente :)