13/08/09

Mercado Semanal na Rua do Arrabalde

Esta é a Rua do Arrabalde , artéria onde se realiza o Mercado Semanal de Alcains , desde há décadas . Sempre muito concorrido , diga-se. Um dos de dimensão regional , logo a seguir aos famosos mercados de Castelo Branco e Fundão.

Quando o visitava em criança , na companhia dos meus pais , trazia-me semanalmente um pouco à memória , a anual Feira dos Santos ( a 01 de Novembro ) , já que esta , para além de se situar no Centro Cívico de Alcains , também se estende à Rua do Arrabalde. Não havia frutos secos , mas o frenesim típico deste Mercado assemelhava-se um pouco à Feira Anual da Vila.
Esta é apenas a visão de um ex-habitante de Alcains , que nem sequer morava nesta artéria.

Porém , a localização do referido Mercado tem gerado alguma polémica , especialmente junto dos moradores do Arrabalde.
A sua localização ( mesmo sendo ele de média dimensão ) , origina a falta de sossego nas manhãs de Sábado e o lixo que é deixado na via pública logo após o final da jornada , é também algo que é apontado pelos moradores como reprovável.

Quanto aos feirantes , será que estarão também eles a ser bem servidos pela localização deste evento semanal ? É que nem se quer casas de banho há . E sensibilização junto dos mesmos para que evitem deixar o lixo nos passeios juntamente com a fiscalização para que tal não ocorra , será que estarão a ser postas em prática ?

Numa frase : Que resistentes são ( sobretudo ) os moradores da Rua do Arrabalde e , porque não , também noutra vertente , os Feirantes que semanalmente ali se deslocam. Para um mercado semanal que já vem de há décadas ... é obra !

Um conselho a quem o pretenda visitar : se sofrer de claustrofobia , o melhor mesmo é ficar por casa.


Deixo um link que descobri há dias atrás - outro blogue - que dá conta desta situação que aqui vos trago , com imagens colhidas no próprio local . Como o autor salienta e bem , será que está salvaguardada a circulação de viaturas de emergência ( INEM e Bombeiros ) , devido a alguma desorganização das tendas ?
Afinal de contas , esta é apenas uma Rua como tantas outras - um pouco mais larga é certo - e não um espaço amplo , com mais e melhores condições , para a realização de um mercado semanal desta envergadura ; isto a meu ver.

Há uns tempos atrás, surgiram rumores de que haveria já um local escolhido para que a transferência ocorresse em breve . Este seria , ao que parece , o descampado situado entre as Rua Alexandre Herculano e a Rua do Álamo , o que permitiria igualmente criar uma ligação entre as duas vias. Sem dúvida ( a par de outras alternativas existentes na Vila ) , uma opção e sobretudo uma solução encontrada , finalmente , entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal em conjunto , dignas de aplaudir tanto por moradores da Rua do Arrabalde , feirantes e visitantes do Mercado.

Porém , os dias passam e o Mercado Semanal subsiste em continuar na Rua do Arrabalde ... veremos ( se ) por mais algumas décadas.