14/08/09

Rua do Chafariz Velho

Iniciei a estas minhas caminhadas no dia 08 de Abril do corrente ano , precisamente na Rua João de Deus , a rua que como costumo dizer " me viu crescer " . Bem ... já agora eu acrescento que " por dias não me viu nascer " - dirão vocês : que narcisista que ele é , ao proferir esta frase - . E mais : " que por segundos não viu ( talvez ) morrer " . Aquele Citroën " boca de sapo " poderia ter sido o meu fim , se não fosse a atenção de umas vizinhas à minha repentina e desenfreada correria pela porta de saída de minha casa em direcção à rua.

Mas como estamos em plena Rua do Chafariz Velho , e se me o permitem , vou para casa descansar um pouco , pois foi nesta artéria que pela última vez morei em Alcains. Ainda para mais com este calor " Sair à Rua " , por mais que se goste da nossa terra , há que fazer uma pausa para continuar uma futura caminhada , não acham ?

Recordo-me da parte inicial - isto para quem vem da João de Deus - ainda em piso de terra batida - . Não me recordo da sua abertura ao trânsito , mas há que realçar que esta foi sem dúvida uma das mais importantes obras que se fizeram na década de 70 na Vila , ligando a Zona das Escolas Primárias à parte mais ocidental de Alcains , permitindo assim um mais rápido e fácil acesso.

Lembro-me da colocação do asfalto nesse trajecto e também , porque não , de alguns " artistas " em quererem estreá-lo o mais rapidamente possível com os seus carros.
Enfim , outros tempos , mas alguns caprichos destes ainda se manteem hoje em dia.

Recupero a mensagem que deixei há alguns tempos atrás - aqui - : no final da rampa falta ali algo. À velocidade que alguns automobilistas circulam ( bem acima dos 50 km/h ) , aproveitando a descida e o bom piso , a colocação de uma lomba acho que seria uma boa solução.


A Rua do Chafariz Velho tem uma extensão de pouco mais de 500 metros e faz a ligação entre a Rua João de Deus e o Largo do Chafariz Velho , local este onde há algumas décadas atrás existia um pequeno chafariz rústico e pouco conservado que com o tempo acabou por " morrer " , segundo o relato de pessoas de mais idade . O dito chafariz foi a fonte de inspiração para esta artéria onde me encontro.

Bem , vou para casa . Um dia destes , talvez volte a " Sair à Rua ". Já vos tinha avisado de que sou algo caseiro :)